O que é Inbound Marketing?

Atraia o cliente certo através da estratégia do Inbound Marketing: O Marketing de Atração.

Atualmente a maneira de consumir mudou, as pessoas procuram realizar pesquisas antes de comprar determinado produto no mercado ou contratar algum serviço. Com isso, cria-se uma nova estratégia, o Inbound Marketing que é um conjunto de estratégias em que você realiza esforços para que o cliente vá até você e não ao contrário.

O intuito é engajar o usuário para o seu produto, técnicas baseadas em conteúdo que visa  nutrir  o possível cliente (dentro do seu funil de venda, nos momentos que precedem a compra efetiva de um serviço ou produto).

O termo “Inbound Marketing” – traduzido como marketing de atração –  surgiu em 2009 nos EUA no lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Dentro dessa estratégia de comunicação o principal objetivo é ajudar o potencial cliente na jornada de compra dentro do seu blog e/ou site criando um relacionamento com ele, através de um conteúdo personalizado e rico da empresa.

Uma forma de educar os clientes sobre o segmento da empresa, fazendo a com que sua empresa torne-se uma referência no mercado e procurar influenciar na decisão de compra.

Hoje, observa-se que o Inbound Marketing serve especialmente para profissionais liberais ou empresas que desejam consolidar suas marcas no mercado digital e focar em vendas.

Uma estratégia transparente e focada em resultados.

O Inbound possui 5 etapas: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Atrair

Ter um tráfego certo, um público-alvo no seu site é o que  gera resultados. Por isso, é importante saber definir o público sabendo as preferências, informações pessoais, idade, região demográfica entre outros.

Converter

Pronto, seus potenciais clientes já estão no seu site, agora converta-os em leads. Comece coletando informações como nome e e-mail. Mas para que os clientes ofereçam essa troca de informações, a empresa precisa oferecer algo em troca, através: download de um ebook, webinars, infográfico ou outro material rico que realmente ofereça uma solução para seu lead.

Relacionar

O lead já deu o contato para você, o que prova que ele está interessada no seu produto/serviço, chegou a hora de oferecer ainda mais. Que tal investir  em um  e-mail marketing direcionado, agora que sabemos as palavras e o conteúdo certo?

Lembre-se de usar bem as mídias sociais para atender e se relacionar, compreendendo melhor as necessidades dos seus clientes em tempo real e personalizada.

Vender

O trabalho de Atração e Nutrição, visto nos passos anteriores, tem como objetivo produzir a demanda e oportunidades adequadas para seu negócio. A depender do seu nicho o processo de compra pode ser dentro do seu site (Cursos, ead, softwares…), e em outros pode ser necessário um vendedor que entrara em contato com seu cliente potencial.

As estratégias de conteúdo unidas ao Inbound Marketing trouxeram seu cliente/lead até aqui e isso indica um potencial muito grande na conversão do seu lead em cliente real.

Analisar

A grande vantagem do Inbound Marketing é a capacidade de medir, analisar e mudar as estratégias em busca do objetivo, realimentando constantemente as estratégias do marketing digital do seu negócio.

Com o Inbound é possível compreender cada interação do seu público com seu conteúdo´.

Agora com dados em mãos você será capaz de otimizar cada ação, melhorando todo o processo para captar o cliente ideal e diminuido custos de aquisição de cliente (CAC) já que você entregará conteúdo relevante para um público realmente interessado.

Inbound Marketing é garantir maior faturamento para o seu negócio

Essa forma de marketing é mais barata em questão de investimento já que você atingirá o público certo e qualificado para seu produto/serviço, diferente do marketing tradicional.

Existem diversas vantagens para usar a técnica de inbound marketing na sua empresa:

  • Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma.
  • Saber quanto você investe – você acaba acompanhando o seu investimento e sabe exatamente qual é seu retorno sobre investimento. Assim essa ação é transparente e o cliente pode acompanhar de perto os resultados obtidos.
  • 80% dos consumidores preferem buscar informação de um serviço/produto na internet por meio de leitura sobre série de artigos do que em simples anúncio publicitário.

Pronto para começar agora mesmo a Decolar seu negócio no mundo Digital?

Pin It on Pinterest