Whatsapp para negócios: Dicas para o seu negócio!

Whatsapp para negócios: Dicas infalíveis para o seu negócio!

Empresas aliam o aplicativo whatsapp para negócios como estratégia de vendas!

O  Whatsapp possui 1 bilhão de usuários ativos por dia, segundo o blog do aplicativo, não é a toa que é considerado uma das plataformas mais populares do Brasil. Como você e sua empresa usam o Whatsapp para negócios?

O app Whatsapp permite a troca de mensagens, mídias fotos, áudios a partir de celulares sem custo adicional, basta estar conectado através da internet.

A realidade é que há uma nova maneira de se comunicar e as empresas também querem estar presentes quando o assunto é a vendas. Mudando desde a expectativas dos usuários em relação a presença online no Whatsapp e a prestadores de serviços, como instituições, associações, empresários e empreendedores.

Lojas de roupas já usam o Whatsapp enviando para os clientes fotos das mercadorias que chegam na semana, as academias utilizam essa tecnologia para sanar dúvidas e marcar aulas. Consultórios de dentistas utilizam para agendar uma consulta com seus pacientes e divulgar promoções…

Já as imobiliárias usa o Whatsapp como um meio para divulgar os empreendimentos e ter uma lista de possíveis compradores de imóveis.

Por fim é preciso compreender que o Whatsapp para negócios é um caminho certo!

Agora vamos a mão na massa:

  • Transforme o seu produto em marketing viral: Quando alguém manda um vídeo divertido ou uma mensagem é normal compartilharmos, use essa estratégia para criar um conteúdo interessante para o seu público.
  • Serviços de SAC: Agora atender o seu cliente ficou mais rápido e fácil, tudo na palma da mão, tornando a experiência do seu consumidor/cliente muito mais eficaz e satisfatória.
  • Interação multimídia: Divulgue as redes sociais da sua empresa também no Whatsapp ou até aquela sua promoção da semana, já é um bom método para conquistar novos clientes.
  • Pedidos de compra: Aborde a equipe do comercial da sua empresa para começar a utilizar o Whatsapp. Possuindo uma equipe competente é possível administrar o app, com uma excelente abordagem.

Criando um link direto para seu Whatsapp:

Umas das grandes novidades do whatsapp é a possibilidade criar um link para a sua própria conta do WhatsApp, de maneira que qualquer pessoa que clicasse nele fosse direcionada a uma conversa com você no aplicativo.

Essa novidade vai facilitar muito na hora de divulgar nas redes ou no seu site da sua empresa.

Veja a seguir como fazer isso:

1. Copie e cole este link:

https://api.whatsapp.com/send?phone=XXYY99999999&text=sua%20mensagem

2. Substitua o espaço “XXYY99999999” pelo seu número, da seguinte maneira:

  • XXYY000000000
  • “XX” é o código internacional do seu número. O código do Brasil é 55, então, se o seu celular for daqui, substitua XX por 55.
  • “YY” é o DD. Se seu número for de São Paulo, por exemplo, substitua YY por 11; se for do Rio de Janeiro, substitua YY por 21.
  • “999999999” é o seu número de telefone. Se ele for, por exemplo,  95164-7421, substitua o 000000000 por  951647421.

Assim, se o seu número for brasileiro, de São Paulo, e for 95164-7421, você deverá substituir “XXYY99999999” por 5511 951647421.

3. Substitua o espaço “sua%20mensagem” pela sua mensagem, da seguinte maneira:

Como não é possível inserir espaços nos links, é necessário substituí-los pelo símbolo “%20”. Assim, se você quiser que a sua mensagem seja “Olá, meu amigo!”, você precisará substituir o espaço “sua%20mensagem” por Olá,%20meu%20amigo!.

Então, se você quiser criar um link para o seu número com a mensagem pré-definida “Olá, tenho uma dúvida!”, e o seu celular for brasileiro, de São Paulo, com o número  95164-7421, o seu link ficará assim:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5511987654321&text=Olá,%20meu%20amigo!

4. Você já pode enviar esse link para qualquer pessoa.

Além de lidar com o atendimento do cliente é possível usar o Whatsapp com a criação de listas e/ou grupos internamente! Em uma próxima oportunidade irei falar mais sobre como usar listas e grupos internamente e com seus clientes.

Pin It on Pinterest